segunda-feira, 17 de maio de 2010

É preciso saber (con)viver!

"A arte de viver é simplesmente a arte de conviver ... simplesmente, disse eu? Mas como é difícil!..".Essa frase veio do autor que fala de amizade da forma mais (simples) linda que meus olhos já leram. Paro um segundo da minha nada parada vida para analisar com cuidado. Ele disse arte? Ah, essa palavra tilinta como o soar de um sino em meu coração. A arte de conviver! Soa bonito,mas ao deparar com a realidade vigente no nosso admirável mundo novo, bom, bonito não é a palavra que eu usaria para tal. A cada dia que passa o ser "humano" torna-se mais tecnológico e menos humano. Parece que aprendeu a lidar com máquinas, e esqueceu-se de como estender a mão ao próximo. Parece que o homo sapiens esqueceu de usar aquilo que o torna "sapiens" para perceber que sem o outro jamais seríamos/seremos um "eu" completo e pleno.O que vemos de filhos que negligenciam o amor aos seus pais é gritante. Estranhos "convivendo" num mesmo lar. Na verdade a casa passou a ser um amontoado de gente que parece ter voltado a confusão de línguas em Babel. E falo com conhecimento de caso. Eu já "convivi" com essa realidade! Digo isso com toda a falta de orgulho do meu coração. Esquecemos que,se não começarmos dentro do nosso primeiro grupo social, cujo o nome é família, a plantar a semente do altruísmo, da efetividade social, tão necessário para curar nossas mazelas interiores, seremos pessoas medíocres. Então que tal sair do comboio do individualismo, da ostra do egocentrismo, e ver que você nada pode e nada é sozinho? Um simples gesto, uma conversa, pode fazer toda a diferença. É, mas não parece tão simples. Vivemos numa sociedade onde o lucro a qualquer preço derrubou o amor escada a baixo. Solidariedade? O que é? Dar um pão? Ou oferecer parte de seu coração? Será que em meio às suas orações pedindo vitórias pra sí,cabe um minuto de intercessão? Vc é capaz de abrir mão do conforto de sua casa para repartir com outros aquilo que de graça (e o que trabalhando) recebeis?
Ser simplesmente como Jesus implica nisso,afinal qual amor maior que esse, capaz de dar a sua própria VIDA por amor a nós? Ele veio ao mundo e ofereceu mais do que aquilo que estava ao alcance das mãos. Foi o maior artista na arte de conviver. Nos deixou um brilhante exemplo a seguir. Que tal a andar nos passos d'Aquele que disse: "Amai ao próximo como a tí mesmo?" Para viver em completude é preciso antes de tudo saber conviver.
Pensem nisso!
N.B.B

Um comentário:

  1. Narry meu amor... Cada vez mais me surpreendo com vc... Eu pensava que psicólogos eram todos loucos... kkkkkkkkkkkkkkkkkk Mas vejo em vc um fundo de esperança =P To brincando amore. Agora falando sério... Seus textos realmente nos tocam, nos dão liçoes e ensinamentos. Espero que continue sempre assim. Beijão =****

    ResponderExcluir